sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Lula defende perdão da dívida externa do Haiti

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobrevoou nesta quinta (25) a capital do Haiti, Porto Príncipe, e se mostrou impressionado com as marcas da destruição causada pelo terremoto ocorrido em 12 de janeiro. Ao lado do presidente haitiano, René Préval, Lula voltou a defender anistia para a dívida externa do país.

O presidente brasileiro afirmou que os líderes interessados em ajudar o Haiti devem fazer "gestão junto aos credores, Banco Mundial e FMI" para obter a anistia da dívida externa do país. "O mundo precisa dar demonstração de que quer ajudar (...) anistiando essa dívida", disse. Segundo ele, a dívida é de US$ 1,3 bilhão.

O presidente admitiu ainda que o gesto não resolverá todos os problemas do país, mas permitirá que sejam estabelecidas novas linhas de ação. O terremoto que atingiu o país deixou mais de 200 mil mortos.

"Quero dizer que, se o Brasil já tem feito política de solidariedade, estejam certos que vamos fazer muito mais porque as coisas no Haiti são muito mais graves do que a gente imaginava", declarou o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário