quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Morre ex-deputado Sérgio Murilo

O corpo do ex-deputado Sérgio Murilo Santa Cruz Silva, 77 anos, falecido ontem no Recife, deve ser velado hoje na Assembleia Legislativa e na Prefeitura de Carpina. Nascido nesse município, o advogado será sepultado às 17h no cemitério local. Sérgio Murilo foi três vezes deputado federal e uma vez estadual, quando teve o mandato e os direitos políticos cassados pelo regime militar em 1965.

Por orientação médica, Sérgio Murilo deixou a vida pública em 1987. Sofria de mal de Parkinson e mal de Alzheimer. "Ele era um bom orador e bom negociador", resume o ex-ministro da Justiça Fernando Lyra. Presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Lyra lembra da acirrada e polêmica campanha à Prefeitura do Recife, em 1985. Na época, Sérgio Murilo derrotou o hoje senador Jarbas Vasconcelos na convenção do PMDB. Venceu nas prévias, mas perdeu as eleições para o adversário, que filiou-se ao PSB.

"Sérgio Murilo era um político de pronunciamentos fortes na tribuna", frisa o deputado federal Roberto Magalhães (DEM). Em 1985, Magalhães, então governador de Pernambuco, apoiou a candidatura de Sérgio Murilo a prefeito. As homenagens a Sérgio Murilo, na Assembleia, vão ocorrer entre 8h e 13h. Na sede do governo municipal de Carpina, o velório será das 14h às 16h30. "Da história do meu pai, fica a lição de correção", diz Sérgio Murilo Júnior, um de seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário