domingo, 14 de fevereiro de 2010

Arruda é suspeito de usar a polícia para espionar Ministério Público do Distrito Federal

O Ministério Público prepara nova acusação contra o governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM): ele teria usado a Polícia Civil para espionar o próprio MP e obter informações sobre as investigações das quais era alvo. Cinco procedimentos teriam vazado, informa reportagem de Jailton de Carvalho publicada na edição deste domingo do GLOBO.

Arruda permanece preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, acusado de tentar subornar uma testemunha e obstruir a Justiça, e recebeu neste sábado visitas da mulher e de advogados.

Documento em poder de investigadores da Operação Caixa de Pandora, da PF, contém indícios de que setores da inteligência da Polícia Civil foram usados para espionar o Ministério Público do Distrito Federal, base de onde partiram as primeiras investigações sobre o suposto pagamento de propina a Arruda, ao governador em exercício, Paulo Octávio (DEM), e a parlamentares da base governista, no escândalo que ficou conhecido como mensalão do DEM de Brasília.

O documento, apreendido entre os pertences do governador afastado, é um relatório sobre investigações preliminares que promotores do Distrito Federal estavam fazendo em sigilo sobre fraudes em diversos setores do governo Arruda. Para um dos investigadores, não há dúvidas de que o governo local estava informado sobre cada passo dos promotores. Sem o elemento surpresa, as investigações dificilmente produziriam os resultados esperados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário