segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Arena deve chegar aos 50% até março de 2012

Prognóstico é do secretário da Copa, Ricardo Leitão. Expectativa do Governo é que o Estado esteja na Copa das Confederações em 2013


A Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, o palco do Estado na Copa do Mundo de 2014, deve ter 50% das obras concluídas entre fevereiro e março do ano que vem. No momento, 15% estão prontas. A fase de terraplenagem (que sofreu um atraso por conta das chuvas) já chegou ao final. A etapa atual contempla a conclusão das fundações, elevação das pilastras e de concretagem das ligações entre elas.

“Até o primeiro trimestre de 2012, 50% das obras estarão prontas. Isso vai demandar um esforço adicional do empreiteiro, mas temos o compromisso de atingir este percentual no início do próximo ano. A partir daí é fechar o ciclo das arquibancadas e começar o acabamento mais fino dentro da Arena”, disse o secretário extraordinário da Copa de 2014, Ricardo Leitão, em explanação, nesta segunda-feira (22/8), no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.

A sugestão seria adotar um terceiro turno de trabalho, ideia que não conta com o respaldo do Consórcio responsável pela gestão da Arena, formado pela Odebrecht Participações e Investimentos e Construtora Norberto Odebrecht. A saída seria um aumento de efetivo dos hoje 865 funcionários. Sobre a estimativa passada pelo governo do Estado, a empreiteira ratificou que a intenção é concluir entre 50% e 54% das obras até março de 2012.

Desta forma, restariam nove meses para que o cronograma prometido à Fifa seja cumprido. Ele prevê a entrega do estádio para dezembro de 2012. Com isso, a Arena Pernambuco estaria apta para receber partidas da Copa das Confederações, de 15 a 30 de junho de 2013. A indicação das sedes para o “grande teste” para o Mundial de 2014 acontece ainda este ano.

A definição será anunciada após a reunião do comitê executivo da Fifa, entre 21 e 22 de outubro, na Suíça. Uma pré-relação (não oficial) com cinco cidades foi divulgada em maio: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário