quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Em tom de campanha, João Paulo recebe homenagem

Ex-prefeito esteve esta manhã na Câmara de Vereadores do Recife para receber medalha do mérito José Mariano


Foto: Clemilsom Campos/JC Imagem

Foi em clima de campanha eleitoral que o ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT), recebeu na manhã desta quinta-feira (11), a medalha do mérito José Mariano, concedida pela Câmara de Vereadores do Recife. O petista foi recepcionado por aliados políticos, empresários e militantes, que lotaram as galerias da Casa e não perdiam a oportunidade de entoar gritos pedindo a volta de João Paulo à Prefeitura (alguns mais ousados bradavam: “João Paulo governador!”). Emocionado, o ex-prefeito - que hoje ocupa uma cadeira na Câmara Federal - agradeceu a homenagem, mas fez um discurso recheado de recados políticos.

Antes de subir à tribuna, o petista quebrou o protocolo e cantou com o grupo de forrozeiros convidados para reverenciá-lo. Ao fazer referência aos políticos que integravam a mesa da cerimônia, João Paulo terminou provocando vaias em uma parte da plateia (ver vídeo) quando citou o prefeito João da Costa (PT), que encontra-se em Brasília e escalou o secretário de Assuntos Jurídicos, Cláudio Ferreira, para representá-lo.

Em sua fala, o ex-prefeito destacou que sempre respeitou a liberdade de expressão e, por isso, nunca impôs candidatura ao partido. “Nunca impus nada a ninguém. Nunca empurrei candidatura, sempre respeitei a liberdade de expressão que é a razão e a essência de ser da democracia”, assinalou, rebatendo a tese já levantada por aliados de que teria imposto ao PT candidatura de João da Costa, em 2008.

Abrindo mão de seguir o roteiro traçado por sua assessoria, o petista também afirmou que sua militância política independe do exercício de cargos eletivo e, novamente, referiu-se indiretamente ao rompimento com o atual gestor. “Cargo de poder não é coisa que se ganha a qualquer custo, rompendo com antigos companheiros ou princípios políticos. Ele emana do povo”, provocou. Bastante aplaudido, João Paulo encerrou o discurso afirmando que agora está mais “firme” do que quando começou sua carreira política.

Após o término da cerimônia, o petista posou para fotos com a militância que compareceu ao local e cumprimentou os integrantes do maracatu “Nação Encanto da Alegria”, que o aguardava no pátio externo da Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário