quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Serasa: atividade econômica cresce 0,7% no 2º trimestre

O Indicador de Atividade Econômica da Serasa Experian serve como estimativa para o mercado


A economia do País teve retração de 0,1% em junho ante maio e apresentou alta de 2,6% na comparação com junho de 2010, já descontadas as influências sazonais. Os dados são do Indicador de Atividade Econômica divulgado nesta quinta-feira (25) pela Serasa Experian. O indicador também mostra que a economia brasileira avançou 0,7% no segundo trimestre de 2011 em relação ao primeiro trimestre deste ano, que havia apresentado expansão de 1,3% em relação ao último trimestre de 2010.

A Serasa Experian avalia, em nota, que a menor expansão do indicador na comparação trimestral confirma a trajetória de desaceleração do ritmo de crescimento da economia brasileira. Segundo a entidade, a desaceleração é fruto das medidas de aperto fiscal e monetário adotadas pelo governo a partir do final de 2010, como forma de combater a alta da inflação.

A queda de 0,1% no indicador de atividade econômica na comparação de junho ante maio foi puxado, pelo prisma da oferta agregada, pelas quedas no setor da indústria (-1,4%) e da agropecuária (-0,2%). No mesmo período, o setor de serviços subiu 0,4%.

Já na avaliação da demanda agregada, houve queda apenas na formação bruta de capital fixo (-0,3%). O consumo das famílias e do governo cresceu 0,5% e 0,2%, respectivamente, enquanto as exportações e as importações subiram 1,8% e 0,6%, também nessa ordem.

O Indicador de Atividade Econômica da Serasa Experian serve como estimativa para o mercado. Oficialmente, o Produto Interno Bruto (PIB) do País é medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A próxima divulgação do PIB pelo IBGE será no dia 2 de setembro, com dados referentes ao segundo trimestre do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário