sábado, 27 de agosto de 2011

Consumo de energia elétrica aumenta 3,7% no País em julho

Principais aumentos no consumo de energia foram observados nos setores residencial e comercial


RIO DE JANEIRO - O consumo de energia elétrica no Brasil aumentou 3,7% em julho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, o consumo no último mês alcançou 35.069 gigawatts-hora (GWh). No ano, a alta acumulada alcançou 3,6% e, nos últimos 12 meses, 4,5%.

Os principais aumentos no consumo de energia foram observados nos setores residencial e comercial. Nas residências, o crescimento chegou a 7,9% em julho. A alta acumulada no ano foi 4,6% e nos últimos 12 meses, 4,7%. Os resultados podem ser explicados por fatores como o aumento do emprego, da massa salarial e do crédito, que leva à aquisição de mais eletrodomésticos.

No comércio, o crescimento do consumo em julho alcançou 8,3%, o que, segundo a EPE, mostra “o bom desempenho” do setor. Os aumentos acumulados no ano e em 12 meses são, respectivamente, 6% e 5,3%.

Já o setor industrial teve crescimento de apenas 0,3% em julho, 1,7% no ano e 3% nos últimos 12 meses. De acordo com a EPE, a indústria vem reduzindo o ritmo de consumo de energia desde setembro de 2010, acompanhando a desaceleração da produção industrial. A crise econômica mundial é um dos motivos para o crescimento menor do consumo de energia neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário