segunda-feira, 22 de agosto de 2011

OAB nacional cobra saída de ministro do Turismo

Presidente da entidade diz que a pasta está "contaminada" com as denúncias de corrupção


Foto: Renato Araújo/ABr

BRASÍLIA - O presidente da OAB nacional, Ophir Cavalcante, defendeu o afastamento do ministro do Turismo, Pedro Novais, do cargo. Cavalcante comparou as denúncias de corrupção no ministério as que atingiram e derrubaram outros ministros, como o dos Transportes e o da Agricultura. "Há um comprometimento muito forte do ministro do Turismo com a estrutura do ministério que está contaminado. O ideal seria que ele se afastasse do cargo", disse.
O jornal Folha de S.Paulo revelou, no sábado, que uma emenda do então deputado Pedro Novais vai beneficiar uma empreiteira-fantasma no município de Barra do Corda (MA). Ele destinou R$ 1 milhão para a construção de uma ponte na cidade sem potencial turístico. O município recebeu mais verba do que cidades como Jijoca
de Jericoacoara, destino conhecido internacionalmente.
O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), também pediu que o ministro do Turismo deixe o cargo. "A situação de Pedro Novais é insustentável. Se ele se der ao respeito, deve entregar o cargo já", afirmou. Segundo Bueno, o ministro confessou sua incompetência ao afirmar, em audiência na Câmara, que haviam irregularidades nos convênios de sua pasta. "E pior, admitiu que não fez nada para sanar a roubalheira".

Na semana passada, o ministro foi aconselhado por colegas do próprio PMDB a entregar o cargo para evitar desgastes ao partido diante da série de denúncias que atingem a pasta. Esse grupo avalia que Novais já foi tragado pelos escândalos e que o fato de não contar com apoio do Palácio do Planalto - até hoje não foi recebido pela presidente Dilma Rousseff - tornam sua situação irreversível. Entre os caciques do partido, a avaliação é de que o ministro só não entregou a carta de exoneração ainda a pedido do líder do partido, Henrique Alves (RN), um dos fiadores da indicação de Novais para o ministério.

A próxima terça-feira é considerada uma data decisiva para a permanência do ministro no cargo. Ele será ouvido pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado. Os senadores costumam ser mais duros que os deputados nos seus questionamentos. Além disso, na Câmara o ministro estava acompanhado do
padrinho Henrique Alves. Dirigentes do partido afirmaram que Novais estaria inseguro quanto a esse
depoimento no Senado. Ele teria chegado a fazer um treinamento de mídia desde que os escândalos atingiram a pasta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário