sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ESCRITOR ANTONIO CAMPOS RECEBE HOMENAGEM DO LEGISLATIVO RECIFENSE



Acadêmico recebe medalha José Mariano: maior condecoração do Legislativo municipal do Recife

homenageado afirma : "Pernambuco é a moldura da minha vida.Recife é a janela da minha alma."




O escritor e advogado Antônio Campos foi condecorado com a Medalha do Mérito José Mariano, maior comenda do Poder Legislativo do Recife. A homenagem foi fruto do decreto número 522/11, de autoria do vereador Sérgio Magalhães, e aconteceu no final da tarde de ontem, no plenário da Câmara. Na solenidade, compuseram a mesa o desembargador Stênio José de Souza Neiva Coelho, representando o TRE-PE; o secretário de Assuntos Jurídicos do Recife, Cláudio Ferreira, o vice-governador do Estado, João Lyra Neto; o presidente da Casa, vereador Jurandir Liberal; a deputada federal e mãe do homenageado, Ana Arraes, e o presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro.

Para o vereador Sérgio Magalhães, a medalha, pelo próprio nome, já demonstra sua importância. “José Mariano foi muito importante para o Recife em sua história como abolicionista e prefeito eleito, então essa homenagem só é prestada a quem, realmente, pensa na nossa Cidade. A medalha não é entregue ao Antônio, meu amigo, mas pelo advogado, pelo poeta, pelo escritor que é”, falou. “Ele podia ter escolhido o caminho da política, mas optou pelo Direito, onde atua há 20 anos, e pela Literatura, sendo muito bem-sucedido em ambas as áreas. A Câmara estaria sendo injusta se não prestasse essa homenagem”, concluiu.

“Pernambuco é a moldura da minha vida. Recife é a janela da minha alma”. Foi desta forma que Antônio Campos iniciou o discurso intitulado Amor ao Recife, onde citou diversos poetas que exaltaram a Veneza Brasileira, como Carlos Pena Filho e Jaci Bezerra. Para o escritor e imortal da Academia Pernambucana de Letras, é uma honra receber tal comenda. “Agradeço a Sérgio Magalhães por esta lembrança que leva o nome de um homem que marchou ao lado de Joaquim Nabuco pela abolição da escravatura, demonstrando amor pela nossa terra e pelas causas humanitárias”, disse.

Na ocasião, Antônio Campos falou da responsabilidade dos vereadores diante da obra que precisa ser feita no Recife. Contou sobre a recriação do Bar Savoy, fruto de uma parceria com o Grupo Ser Educacional, projeto que objetiva transformar o bar em um espaço cultural e, consequentemente, em um ponto turístico obrigatório do Recife. Além disso, prometeu para 2013 uma biografia do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, por meio da qual contará detalhes da vida do avô. Finalizou o discurso com aquilo que acredita ser fundamental para a Cidade, como o cuidado com o Bairro do Recife, a importância da revitalização do rio Capibaribe, o incentivo à leitura e a importância da criação de um plano de energia baseado na matriz solar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário