quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mudanças pouco traumáticas

Durante a posse de Luiz Paulo Barreto, que ontem assumiu o Ministério da Justiça no lugar de Tarso Genro -candidato ao governo do Rio Grande do Sul -, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou a intenção de substituir outros ministros interessados em concorrer às eleições deste ano por secretários executivos. Dos 37 ministros do governo, pela contabilidade do Palácio do Planalto, pelo menos outros 10, além de Tarso, devem sair para concorrer a cargos eletivos.

As mudanças menos traumáticas, justificou o presidente, evitariam tanto uma nova recomposição dos ministérios no último ano de seu mandato quanto eventuais desgastes com legendas da base aliada. "Não quero criar embaraço para ninguém. Nem para que um partido político aliado - ou o próprio PT - venha pedir um cargo e nem para constranger uma pessoa nova, que tiraria os que já estão trabalhando", resumiu. Lula ressaltou a trajetória de Barreto na pasta, onde é funcionário de carreirahá 26 anos, e também reconheceu a vantagem de empossar quem já integra os quadros de suas respectivas pastas.

Durante a cerimônia de ontem, Lula ainda elogiou o trabalho de Tarso Genro, enalteceu a atuação da Polícia Federal e a implantação do Bolsa Formação, programa federal que oferece cursos remunerados para policiais de todo o país. O presidente encerrou o discurso desejando boa sorte ao petista, que inicia ainda neste mês viagens ao interior do Rio Grande do Sul para definir seu programa de governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário