domingo, 24 de janeiro de 2010

Estreia dos títulos digitais

Eleitores de Itapissuma, Itamaracá (Litoral Norte), Rio Formoso e Tamandaré (Mata Sul) votarão em outubro com título digital. O cadastro biométrico está sendo preparado pela corregedoria do TRE-PE. O trabalho consiste na coleta das impressões digitais para que sejam associadas aos demais dados do eleitor. A partir daí, um novo título contendo as informações é emitido para se ajustar à urna biométrica. No momento de votar, o documento permite que a identificação seja feita pelas impressões digitais, reduzindo a zero o risco de fraude.

De acordo com o assessor chefe da corregedoria, Orson Lemos, os 46 kits de biometria que foram enviados pelo TSE, em novembro passado, já viabilizaram o cadastramento de 72% do eleitorado de Itamaracá e Itapissuma. Os 28% que não compareceram, diz ele, tiveram o título automaticamente cancelado. Para regularizar a situação, esse contigente deverá procurar os cartórios até 5 de maio. Em Tamandaré e Rio Formoso, o processo está em andamento e será finalizado em março.

A soma doseleitores dos municípios que estão sendo submetidos ao cadastramento biométrico chega a cerca de 67 mil cidadãos. Isso corresponde a 1% do total de votantes em Pernambuco. As quatros cidades foram escolhidas por sorteio feito pelo TSE. O sistema já foi utilizado como projeto-piloto nas eleições de 2008 nos municípios de São João Batista (SC), Colorado do Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS). A previsão do TSE é que, em oito anos (nas eleição de 2018), todos os eleitores brasileiros votem em urna biométrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário