domingo, 31 de janeiro de 2010

Parlamentos voltam à atividade amanhã dividindo espaço com as eleições

Os principais parlamentos do Estado iniciam, amanhã, suas atividades em 2010. Tanto a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) quanto a Câmara Municipal do Recife voltam a receber discussões sobre projetos de lei, requerimentos e outras proposições ligadas ao Poder. Além também de abrir espaço para debates relativos às demandas da sociedade. Contudo, por se tratar de ano eleitoral, o ritmo dos trabalhos das duas Casas em 2010, principalmente no segundo semestre (período da campanha eleitoral), sofrerá as “devidas” adaptações para permitir que as candidaturas dos postulantes à reeleição, no caso da Alepe, e dos que tentarão migrar para outras Casas, não sejam “prejudicadas”.

Considerado como o principal desafio para o ano, a compatibilização dos trabalhos legislativos com a campanha eleitoral proporcional deverá ser discutida já na primeira semana de atividades da Alepe pelo presidente da instituição, deputado Guilherme Uchoa (PDT), com a Mesa Diretora. Como primeira medida, que visa assegurar quórum nas reuniões plenárias da Casa de Joaquim Nabuco, o pedetista irá propor que as sessões realizadas nas quintas-feiras passem a ocorrer durante as manhãs. No formato atual, elas são iniciadas às 14h30. “É uma fórmula que permite que os deputados do Interior do Estado possam participar dessas sessões e, no mesmo dia à tarde, voltar às suas bases”, explicou Uchoa.

Na Câmara do Recife, o presidente Múcio Magalhães (PT) ainda não definiu que posição irá tomar para conciliar as sessões com a demanda eleitoral, mas adiantou que estudará mecanismos para não atrapalhar as atividades da Casa de José Mariano. “Ainda não definimos como trabalharemos nas proximidades do período eleitoral, porém é certo que vamos estudar uma saída para evitar comprometimento das atividades da Casa. Mas tenho certeza de que os vereadores, que serão candidatos nessa eleição, não vão deixar de cumprir suas atividades parlamentares, inclusive, nas comissões (temáticas)”, apostou o petista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário