segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

30 anos do PT

O canteiro de sálvias vermelhas em formato de estrela no jardim do Palácio da Alvorada, residência do presidente da República, causou polêmica em abril de 2004 por retratar o deslumbre dos primeiros anos da era Lula. Em 30 anos de PT, que serão comemorados em 10 de fevereiro, os sete em que o partido está no poder operaram tantas transformações na legenda que fizeram muitos filiados se afastarem, mas também tornaram o partido mais popular. A maior parte das mudanças atendeu aos interesses de um governo que, a exemplo dos anteriores, se submeteu à lógica do presidencialismo de coalizão, tendo que fazer concessões a outros partidos e até a antigos adversários para tentar garantir maioria no Congresso, ou pelo menos na Câmara dos Deputados. A cada ano do mandato, a estrela de Lula brilhou mais forte à medida que se tornou menos vermelha.

A cientista política Rachel Meneguello, da Unicamp, autora do livro PT: a formação de um partido, avalia que não haveria outra forma de governar no sistema político brasileiro,que combina presidencialismo, federalismo e multipartidarismo com um modelo de legislativo bicameral (em que a maioria das propostas tem que ser votada duas vezes, uma pela Câmara dos Deputados e outra pelo Senado). Reconhece, contudo, que as consequências para a democracia interna do PT foram nefastas.

Pesquisas com filiados do partido, algumas conduzidas por Meneguello em encontros e congressos, confirmam que, de fato, o partido dividiu-se com relação às conduções do núcleo governamental. Algumas vezes, a reação à mão de ferro do Planalto ficou restrita aos muros da legenda, mas em alguns momentos extravasou para a opinião pública. Foi o que aconteceu em 2009, na condução do fim da crise do Senado. O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) chegou a anunciar uma saída irrevogável da liderança do PT diante da pressão do governo que forçou os três senadores do partido no Conselho de Ética - Ideli Salvatti, Delcídio Amaral e João Pedro - a votarem pelo arquivamento das denúncias contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário