sábado, 23 de janeiro de 2010

O Plano B da oposição para enfrentar Eduardo

O impasse sobre a candidatura do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao governo do estado em 2010 vem dando lugar a uma série de especulações sobre quem poderia substituir o cacique da oposição, caso ele desista da disputa. Uma tese defendida por um grupo cada vez mais numeroso de jarbistas é de que um possível "plano B" seja encabeçado por um candidato que represente a renovação da sigla. Nesse contexto, o nome do ex-presidente da OAB Jayme Asfora ganhou corpo nos últimos dias. Sua candidatura já é defendida abertamente por integrantes do PMDB que querem o senador bem distante de uma batalha com Eduardo Campos (PSB).

Uma declaração pública do ex-deputado Maurílio Ferreira Lima, que engrossou o coro pró-Asfora, abriu o importante precedente para o nome da ala jovem do PMDB ecoar mais alto dentro do bloco da oposição. Nas conversas internas no partido e até em fóruns de discussão e blogs na internet, ele já desponta como a principal opção para 2010 se a cúpula do partidoentender que a eleição servirá para renovar o partido.

Outros quadros com o mesmo perfil de Asfora no PMDB, como o deputado federal Raul Henry e o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, já cumprem missões estratégicas e dificilmente partiriam para o sacrifício. Já o ex-prefeito de Caruaru Tony Gel (DEM) e o deputado Raul Jungmann (PPS), que tiveram os nomes ventilados, não chegam a empolgar o PMDB, uma vez que não têm o perfil de renovação requisitado por grupos jarbistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário