quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

UPA de Paulista começa a funcionar

A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Paulista, localizada na Estrada dos Frios, em Jardim Paulista, já começou a funcionar. Após a solenidade de abertura que aconteceu ontem, o espaço está pronto para atender a população da área Norte da Região Metropolitana do Recife, em conjunto com as outras duas UPAs que foram inauguradas ainda no início de janeiro. Nem mesmo o calor que provocou alguns desmaios na população tirou a animação dos moradores do município que agora contam uma unidade para atender casos emergenciais de baixa e média complexidade.

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que compareceu à solenidade, afirmou que essa construção é uma vitória para a saúde do estado, que há 40 anos não presenciava a construção de grandes empreendimentos nesta área. “Ainda há muito para se fazer para recuperar os danos feitos contra a saúde. Essa UPA é um sonho que só se deu porque os governos Federal, Estadual e Municipal agem juntos”, afirmou o presidente. Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, serão inauguradas mais de 500 UPAs em todo o País até o final de 2010. Somente Pernambuco contará com 12 dessas unidades.

A unidade de saúde de Paulista conta com 1,3 mil metros quadrados de área construída. A estrutura conta com 18 leitos de enfermaria - sendo quatro para estabilização de casos graves - sete consultórios, área de acolhimento com classificação de risco e salas de raio-X e de inalação coletiva (nebulização). A unidade de Paulista, assim como as outras duas já existentes, funciona 24h, durante os sete dias da semana. São 49 médicos atendendo nas especialidades de Traumato-ortopedia, Clínica Geral e Pediatria. A equipe também conta com nutricionistas, assistentes sociais e técnicos de nível médio. Assim como as outras UPAs, a unidade de Paulista também é administrada pela Fundação Martiniano Fernandes - Imip Hospitalar, empresa licenciada para comandar o modelo de Organização Social (OS) - unidades de saúde sem fins lucrativos. Anualmente, o Estado repassa à OS é R$ 10,3 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário