quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Racha político-carnavalesco

Ao longo dos oito anos em que esteve no comando da Prefeitura do Recife e também no ano seguinte, quando elegeu João da Costa seu sucessor, o ex-prefeito João Paulo (PT) foi figura marcante na tradicional festa que antecipa a abertura oficial do carnaval do Recife, o Baile Municipal. Neste ano, no entanto, o petista provavelmente não participará do evento. Mas enquanto sua ausência na festa é dada como certa, ele não pensou duas vezes na hora de aceitar o convite do jornalista Ricardo Carvalho para o baile do Siri na Lata, uma das mais populares festas anárquicas do estado, também conhecida como reduto jarbista.

O afastamento entre João Paulo e João da Costa acontece num momento em que o ex-prefeito procura se reaproximar do secretário estadual das Cidades, Humberto Costa (PT). De correntes distinta, o petista vem mantendo, nas últimas semanas, um diálogo constante com o colega de legenda. Humberto detém o controle do partido no estado e João Paulo vem se movimentando para ser indicado candidato a senador na chapa do governador Eduardo Campos (PSB). Publicamente ele defende seu nome para deputado federal, mas o caminho traçado pelo ex-prefeito demonstra seu interesse por um voo mais alto.

Em viagem a São Paulo, João Paulo confirmou, por telefone, sua presença na festa do Siri. Mas ao falar do Baile Municipal o petista deu forte indícios de que não participará da festa. "Não fechei. Tenho outros compromissos. Estou ajustando a agenda", argumentou. Ao ser questionado quais compromissos o impediriam de partidicipar, o ex-prefeito desconversou. "Na condição de folião não tive condições de definir (sua participação nos eventos do Carnaval), pois não estava com agenda do Municipal. Só vim saber em cima da hora", justificou. João Paulo informou que o convite chegou no fim da semana passada, enviado pela primeira-dama do Recife, Marília Arraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário