terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Médicos de Olinda cruzam os braços por melhores salários

Em assembleia geral realizada nesta segunda-feira à noite (25), no auditório do Simepe, os médicos da rede municipal de Olinda decidiram paralisar os serviços eletivos (ambulatórios e PSFs), por 48 horas, na quarta e quinta-feira desta semana. A categoria reclama que recebe o pior salário municipal no Brasil, com R$ 882 de salário-base e não existe um Plano de Cargos e Carreiras.

Os médicos farão manifestação em frente à Policlinica de São Benedito, na quarta-feira (27), a partir das 08h e no domingo (31) panfletagem na feira de Peixinhos, às 09h. Serão distribuídos panfletos à população explicando a situação em que se encontra a saúde de Olinda.

Os médicos estão indignados com a falta de condições de trabalho e de infra estrutura nas unidades de saúde, desfalques nas escalas de plantão, sobrecarga de trabalho, além de insegurança nos postos de saúde e policlínicas. Segundo os profissionais, as ambulâncias do Samu estão sucateadas, além disso boa parte das unidades de saúde da família (PSF) como Jardim Brasil II, Alto da Bondade, Ilha de Santana II, Alto da Conquista, Sapucaia, entre outros, estão com as equipes sem médicos faz algum tempo.

O vice-presidente do Simepe, Silvio Rodrigues, disse que Serviço de Pronto Atendimento (SPA 2) de Peixinhos enfrenta problemas com a falta de recursos humanos, principalmente, de médicos em plantões noturnos. Ele acrescentou que, desde o ano passado as discussões estão sendo mantidas com a Prefeitura de Olinda, mas sem sucesso, no que diz respeito ao fechamento das negociações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário