sábado, 16 de janeiro de 2010

Previsão de tempo quente

A reunião de hoje da tendência petista Mensagem ao Partido, da qual fazem parte o ex-prefeito do Recife João Paulo e o prefeito João da Costa, deveria ser uma discussão sobre a composição dos diretórios nacional, estadual e da capital. Também deveria tratar da escolha dos delegados do Congresso do PT, marcado para fevereiro. Mas depois das últimas declarações do presidente da CTTU, Carlos Padilha, em defesa de uma candidatura própria da legenda - a de João Paulo - ao governo do estado, o clima deve esquentar. Há muitas discordâncias internas sobre a posição de Padilha, que veio a público em um momento delicado da pré-campanha.

São esperadas, na reunião, cerca de 30 pessoas, as principais lideranças da corrente, como João Paulo e o presidente da Câmara de Vereadores, Múcio Magalhães. O prefeito João da Costa avisou que não poderá comparecer, por causa de problemas na agenda. Disse que estaria presente no próximo encontro da Mensagem. Segundo o presidente eleito do PT do Recife, Oscar Barreto, a pauta da reunião passará a ser sobre a questão eleitoral, principalmente, por causa das colocações de Padilha. "Existem muitas opiniões divergentes sobre a tática eleitoral a ser adotada pelo PT em outubro. Sem uma definição, as coisas ficam soltas e possibilitam a divulgação de posições pessoais, como foi a de Padilha", avaliou. Ele ressaltou que um dos pontos mais polêmicos é a questão das alianças. "Não há consenso sobre a política de coligação. Uma parte defende que a nacional seja firmada com legendas de esquerda e que se desdobrem nos estados".

O encontro não deverá ter decisões definitivas. As opiniões serão apresentadas na reunião nacional da legenda e, posteriormente, defendidas no Congresso Nacional. Como o PT é controlado majoritariamente pela corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), as ideias da Mensagem podem atrair atenção, mas a política do PT não deverá sofrer alterações significativas do que já está colocado. A maioria petista quer a formação de alianças amplas, pois a prioridade é eleger a ministra Dilma Rousseff à presidência. Os estados não estão em primeiro plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário