sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Câmara abre espaço para os eleitores

A participação popular virou mote político em Jaboatão dos Guararapes. Depois da prefeitura, agora é a vez da Câmara Municipal. O Legislativo, que já havia aprovado o projeto Câmara Itinerante, quando os parlamentares realizam sessões nos bairros da cidade, vai abrir espaço para a população falar no plenário da Casa. Será a chamada Tribuna Popular, prevista para começar em fevereiro. Com a iniciativa, os vereadores recuperam uma prática que existia na Câmara em décadas passadas.

Não é qualquer pessoa que poderá ocupar a tribuna parlamentar. O projeto restringe a participação a quem for eleitor comprovadamente e a representantes de entidades sociais, sindicais, conselhos populares, partidos políticos e organizações não governamentais. "Assim que o recesso terminar, as inscrições vão estar abertas", adiantou o presidente da Câmara, Manoel Pereira da Costa Neco (PSC).

"É interessante a proposta, mas o projeto não pode ficar limitado ao direito de falar no plenário", avaliou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Jaboatão dos Guararapes (Sinproja), Paulo Bezerra. Para o sindicalista, além de abrir o microfone à população, os vereadores deveriam encontrar uma maneira de divulgar na sociedade o que os eleitores vão dizer na tribuna. "Se isso não for feito, os discursos correm o risco de cair no vazio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário