quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Equipe irá combater o trabalho infantil na orla da Zona Sul do Recife

Crianças e adolescentes que trabalham no comércio da orla de Boa Viagem e do Pina receberão uma atenção especial do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), coordenado pela Secretaria de Assistência Social do Recife. Durante o mês de janeiro, a começar pelo domingo (17), estão programadas quatro visitas nas praias, sempre das 10h ao meio dia. Uma equipe do Peti, junto com representantes de diversas secretarias e órgãos municipais – Dircon, Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Projeto Orla, entre outros -, além de conselheiros tutelares, estarão na areia abordando comerciantes para que eles não utilizem mão-de-obra infantil.

Durante o cadastramento das pessoas que comercializam produtos na praia, feito pelo Projeto Orla, em meados do ano passado, foram identificados alguns jovens, menores de idade, que ganham a vida vendendo amendoim, caldinhos, entre outros artigos. Na época, a Secretaria de Assistência promoveu encontros com estas crianças e adolescentes para identificar o perfil deles e tentar entender como vivem. Agora, o Peti sai a campo com a intenção de proteger esses jovens. “Além dos comerciantes, pretendemos sensibilizar os freqüentadores da praia para que não estimulem o comercio feito por crianças”, conta o Gerente Operacional do Peti, Jorge João. “Assim pretendemos tirá-las da prática do trabalho infantil e ainda protegê-las de outras situações de vulnerabilidade, como a de mendicância ou de exploração sexual”, continuou João.

A equipe técnica do Peti, em parceria com o Projeto Orla, mapeou três pontos onde se encontram crianças e adolescentes trabalhando. São nesses locais, próximo à Pracinha de Boa Viagem, ao edifício Acaiaca e na praia do Pina, que serão feitas as visitas nos dias 17 (domingo), 23 (sábado), 31 (domingo) e no dia 06 de fevereiro (sábado). “Procuramos alternar os dias para que a gente consiga atingir o maior número de pessoas”, explicou Jorge João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário